QUÍMICA MINERALÓGICA


A liga cuproníquel é uma liga que apresenta resistência a corrosão e à fadiga, sendo muito utilizada na produção de moedas. Assinale a composição dessa liga:


Cobre + zinco + níquel.


Cobre + cromo + níquel.


Aço + cromo + níquel.


Cobre + níquel.


Aço + cromo.

Considere as afirmativas abaixo sobre concentração mineral e assinale a opção correta:

I) Na concentração gravítica, os efeitos da diferença de densidade são os mais importantes, não dependendo da forma e do tamanho das partículas.

II) Na flotação deve haver diferenças nas características das superfícies das partículas sólidas.

III) Tanto na concentração magnética, os minerais estão sujeitos a ação de um campo magnético. Na concentração eletrostática, os minerais devem receber a ação do campo elétrico.


Afirmativas I e II estão corretas.


Apenas a III está correta.


Todas as afirmativas estão incorretas.


Apenas a I está correta.


Todas as afirmativas estão corretas.

Um dos motivos do alumínio ser empregado nas indústrias, além de ser um metal leve, é a resistência a corrosão. Como essa resistência ocorre?


O alumínio combate a formação de óxidos ao receber tratamentos químicos.


O alumínio sólido recebe um tratamento específico que combate a formação de óxidos.


Quando o alumínio líquido é exposto à atmosfera, forma-se imediatamente uma fina e invisível camada de óxido, a qual protege o metal de oxidações posteriores.


Quando o alumínio sólido é exposto à atmosfera, forma-se imediatamente uma fina e invisível camada de óxido, a qual protege o metal de oxidações posteriores.


O alumínio líquido recebe um tratamento específico que combate a formação de óxidos.

Os metais estão presentes em todas as indústrias, sendo parte fundamental do desenvolvimento social e tecnológico. Os metais não ferrosos são aqueles que não apresentam ferro em sua composição. Qual o metal não-ferroso mais importante para a humanidade?

 

 

 

 

 


Bronze


Gusa


Alumínio


Aço


Ouro

As ligas metálicas apresentam uma vasta aplicação industrial, pois possuem propriedades que se diferem das do metal puro, podendo apresentar uma melhor condutividade elétrica e térmica, resistência à corrosão e mecânica, brilho e altas temperaturas de fusão. Portanto, muitos metais não são usados ​​em sua forma pura, mas como ligas. As ligas metálicas podem ser divididas em dois grandes grupos:


Ligas de metais e ligas ferrosas.


Ligas de minérios e ligas de metais.


Ligas de minérios e ligas não ferrosas.


Ligas ferrosas e ligas não ferrosas.


Ligas de minérios e ligas ferrosas.  

As ligas não ferrosas são as ligas metálicas que não possuem ferro em sua composição. As principais representantes desse grupo são: cobre, zinco, bronze, alumínio e magnésio. Observe as afirmações a seguir e assinale aquela que melhor representa as limitações das ligas não ferrosas.


Massa específica relativamente baixa; condutividade elétrica comparativamente alta; suscetibilidade inerente à corrosão em alguns ambientes usuais.


Massa específica relativamente elevada; condutividade elétrica comparativamente baixa; suscetibilidade inerente à corrosão em alguns ambientes usuais.


Massa específica relativamente elevada; condutividade elétrica comparativamente alta; suscetibilidade inerente à corrosão em alguns ambientes usuais.


Apresentam teor de carbono abaixo de 2,11%.


Massa específica relativamente baixa; condutividade elétrica comparativamente baixa; suscetibilidade inerente à corrosão em alguns ambientes usuais.

Marque a alternativa que melhor complete as lacunas das seguintes afirmações: As ligas metálicas podem ser soluções ________________, nas quais os átomos de um metal estão distribuídos ao acaso entre os átomos do outro, ou podem ser de composição e estrutura interna definida.  Dentre elas, temos a solução ____________________ e a solução _____________________.


sólidas heterogêneas - aquosa heterogênea – intersticial.


misturadas – aquosa heterogênea – intersticial.


misturadas - aquosa homogênea, intersticial.


sólidas homogêneas – sólida intersticial – sólida substitucional.


sólidas heterogêneas - aquosa homogêneas – intersticial.

As soluções sólidas intersticiais são aquelas que nas quais os átomos do soluto ocupam os interstícios, as cavidades, entre os átomos do solvente. Considere as afirmativas abaixo sobre as soluções sólidas intersticiais e assinale a opção correta:

I) São formadas por átomos grandes (como boro, carbono e nitrogênio) que possam ocupar as cavidades do metal, frequentemente ferro, níquel e cobalto.

II) Os átomos pequenos entram no sólido hospedeiro preservando a estrutura cristalina do metal original e sem transferência de elétrons nem formação de espécies iônicas.

III) Um exemplo desta liga é o aço (ferro e carbono).


Apenas a I está correta


Afirmativas II e III estão corretas.


Todas as afirmativas estão incorretas.


Todas as afirmativas estão corretas.


Apenas a III está correta.

Quando um determinado elemento é semelhante ao mineral, de ocorrência natural, formado por atividades e/ou processos orgânicos, como a pérola, ou através da decomposição de animais e vegetais, não possuindo uma composição química definida e nem arranjo atômico altamente ordenado é denominado de:


Joia sintética.


Mineral sintético.


Mineral de ganga.


Mineral de minério.


Mineralóide.

O ciclo das rochas é extremamente importante no que diz respeito a composição e diversidade do solo terrestre. Se não houvesse esse ciclo, a rocha predominante seria somente a rocha magmática, por serem oriundas da solidificação do magma, o que traria grandes consequências para o planeta. Nesse sentido, podemos afirmar que:


O ciclo das rochas é a ação de transmutar as rochas, porém, sem ocorrer alterações em sua composição mineralógica. Ele ocorre somente nas rochas magmáticas e metamórficas. Esse ciclo possui como principal característica a de ser estático devido as ações tanto dos agentes endógenos quanto dos agentes exógenos.


O ciclo das rochas é a ação de transmutar as rochas, modificando-se a sua composição mineralógica, podendo ocorrer nas rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares. Esse ciclo possui como principal característica a de ser estático devido as ações dos agentes endógenos.


O ciclo das rochas é a ação de transmutar as rochas, modificando-se a sua composição mineralógica, podendo ocorrer nas rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares. Esse ciclo possui como principal característica a de ser estático devido as ações tanto dos agentes endógenos quanto dos agentes exógenos.


O ciclo das rochas é a ação de transmutar as rochas, porém, sem ocorrer alterações em sua composição mineralógica. Ele ocorre nas rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares. Esse ciclo possui como principal característica a de ser dinâmico devido as ações tanto dos agentes endógenos quanto dos agentes exógenos.


O ciclo das rochas é a ação de transmutar as rochas, modificando-se a sua composição mineralógica, podendo ocorrer nas rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares. Esse ciclo possui como principal característica a de ser dinâmico devido as ações tanto dos agentes endógenos quanto dos agentes exógenos.

Páginas: 12